09/02/2012

PERFIL MEL FRONCKOWIAK:



Muitos atores passam por uma série de papéis na TV até conseguir um de destaque. Com Mel Fronckowiak foi diferente. Depois de fazer teatro amador e trabalhar como modelo, ela entrou para o elenco de "Rebelde", a primeira novela de sua carreira, interpretando Carla, uma das protagonistas da trama. "Tenho formação de teatro, é tudo novo para mim. É preciso deixar a interpretação sutil. O pequeno vira grande", filosofa. Nascida em Pelotas, no Rio Grande do Sul, a atriz teve de se submeter a testes para a personagem. Na época, Mel fazia muita publicidade em São Paulo, mas tinha um agente no Rio de Janeiro, que a indicou para alguns. "Fiz testes na Globo, fiz esse na Record e não saí mais", explica, empolgada. O processo foi longo. Cada etapa passava pela avaliação de jurados do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Televisa, emissora de TV mexicana com a qual a Record produz, em parceria, a trama de Margareth Boury. "É uma grande responsabilidade fazer meu primeiro trabalho nesse projeto, onde tantas pessoas gostariam de estar. Mas me sinto preparada para isso", avalia.

Na história, Carla é a mais tímida do sexteto. Assim como cada um dos protagonistas possui uma temática central, o drama da personagem de Mel é sofrer de bulimia e anorexia. A menina, de 17 anos, é bolsista da fictícia escola Elite Way e é apaixonada por Tomás, de Chay Suede, um dos rebeldes. "É um outro tipo de mocinha, que tem problemas de aceitação com o corpo, com o meio social", analisa. Para entender melhor o universo do papel, Mel fez questão de se aprofundar na pesquisa sobre as doenças. Começou procurando informações na internet e descobriu todos os tipos de site, desde os que oferecem ajuda às pessoas que estão na mesma situação até os que incentivam a prática desses distúrbios. "Queria saber ao que os jovens têm acesso hoje em dia porque o mundo é virtual. Foi interessante entrar nos sites para eu perceber o pensamento dessas pessoas", avalia ela, que também foi em hospitais para ver de perto a situação de gente internada com bulimia ou anorexia.
 
O assunto é sério. Por isso mesmo, Mel não se preocupa em suavizar o drama de sua personagem. "As pessoas me perguntam: 'Por que você não deixa a Carla mais cômica para não pesar?'. Porque não é engraçado", justifica. Apesar disso, a atriz protagoniza momentos divertidos na pele da estudante. Ainda mais porque a personagem é uma adolescente e também vive coisas boas. E, os 23 anos de Mel não foram um empecilho para que ela desse vida a uma jovem de 17. "Já fui adolescente, é bom poder voltar a esse universo. Meu trabalho como atriz é esse: pegar uma realidade que não é minha e transformar", ressalta.

Além da interpretação, Mel precisou desenvolver outras habilidades: cantar e dançar. Ela já havia feito parte de um coral e sempre teve a música presente em sua vida por conta dos pais, que tocam violão. Mas essa é a primeira vez que tem de desenvolver o canto no âmbito profissional. "Estamos tendo muitas aulas e agora estou entendendo e descobrindo minha voz", destaca. No outro quesito, a atriz não teve a menor dificuldade. Principalmente porque dança desde pequena. Ainda assim, ela e os outros cinco protagonistas --Micael Borges, Arthur Aguiar, Sophia Abrahão, Chay Suede e Lua Blanco-- tiveram uma intensa preparação durante três meses. "O mais bacana foi que uniu o grupo. Um cantava mais, o outro interpretava mais. A gente se igualou um pouco para conseguir se ajudar", conta. Mas tantas aulas não são à toa. A ideia é que o sexteto forme uma banda fora da ficção também. "Não estou conseguindo pensar nisso agora porque nossa ênfase é fazer a novela", desconversa
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário